Lucro Empresarial e a Satisfação do Empreendedor

1. O que é lucro empresarial

O lucro empresarial é o objetivo fundamental de qualquer negócio. Ele representa o resultado positivo entre as receitas geradas e os custos incorridos. É a recompensa pelo planejamento, esforço e eficiência operacional, além de ser um termômetro para avaliar a qualidade da gestão.

Lucro-Empresarial-e-Satisfação-do-Empreendedor
Fonte: Free pik

Assim sendo, o lucro empresarial possibilita o crescimento do negócio, investimentos futuros, pagamentos de juros e distribuição de dividendos aos acionistas. Além disso, é um indicador de que a empresa está atendendo às necessidades do mercado e gerando valor para os clientes.

O lucro empresarial em um determinado período não garante a perpetuidade da empresa, mas é um referencial a ser seguido, promovendo-se os ajustes e melhorias que se fazem necessárias.

É importante destacar que o lucro deve ser conquistado de forma ética, sustentável e em conformidade com as leis e regulamentações do setor.

2. A satisfação do empreendedor

Todo empreendedor inicia um negócio com o firme propósito de obter lucro empresarial, porém, nem todos alcançam seus objetivos e as razões são as mais diversas.

Por exemplo, O mercado é um ambiente hostil e a concorrência exerce uma forte pressão sobre os clientes e potenciais consumidores.

Além disso, as pessoas compradoras estão cada vez mais exigentes e as facilidades de comunicação levam maior esclarecimento a todos que desejam comprar algum produto ou serviço.

A satisfação do empreendedor é ver sua empresa faturando e gerando lucros, mas com o despreparo de grande parcela dos empresários, mutas vezes o sonho vira pesadelo.

Então, Para enfrentar esses e outros desafios, nos capítulos seguintes apresentaremos algumas estratégias e ações básicas que podem contribuir para a melhoria dos lucros empresariais.

3. Como aumentar e manter o lucro empresarial

O grande desafio da gestão de negócios é a geração de estratégias e ações capazes de manter a dinâmica empresarial, aumentando os lucros e mantendo a performance de resultados.

Assim sendo, todos os processos organizacionais devem estar estruturados de forma a garantir um fluxo de atividades que mantenha a empresa em pleno funcionamento, de maneira organizada e alinhada com os planos previamente elaborados.

3.1 Estratégias empresariais

A satisfação do empreendedor depende do modelo de negócio e das estratégias utilizadas. As estratégias têm a finalidade de orientar a estruturação da empresa e a sua atuação no mercado onde está instalada. São as linhas mestras que fornecem a direção a ser seguida.

Vejamos, então, algumas estratégias de alta eficácia:

  • Fornecer produtos de qualidade – encantar os clientes com produtos diferenciados em relação à concorrência;
  • Atendimento ao cliente – distinguir a empresa pela qualidade do relacionamento e do atendimento;
  • Logística competente e rápida – os compradores querem comprar e receber no menor prazo e com comodidade;
  • Preços justos – o grande desafio é entregar produtos e serviços com maior valor que a concorrência e com preços na média do mercado;
  • Facilidades de pagamento – é necessário estar bem aparelhado para oferecer todas as formas de pagamento disponíveis;
  • Utilizar ferramentas de marketing – estratégias e ações de marketing tornaram-se vitais para o sucesso nos negócios;
  • Negociar parcerias – a cooperação e compartilhamento de alguns recursos com outros empresários pode render muitos dividendos;
  • Diversificar canais de distribuição – é necessário abrir diversos canais para alcançar o cliente e ser mais uma opção para ele.

Essas estratégias vão demandar planos de ações, que por mais simples que sejam, vão pavimentar o caminho até o cliente. A satisfação do empreendedor depende de inspiração e transpiração. Vejamos algumas ações específicas que poderão gerar grande impacto nos resultados do negócio.

3.2 Ações transformadoras

A fórmula do sucesso, sempre estará bem à sua frente, basta abrir os olhos e perceber o mercado, entender o seu cliente, ofertar aquilo que ele precisa e facilitar a sua vida oferecendo facilidades e comodidades dentro das suas possibilidades. Isso poderá fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso empresarial.

Assim sendo, vejamos a seguir algumas ações nessa linha, sem fórmulas mágicas e sem grandes custos, tudo ao seu alcance:

  • Produtos – ofereça aquilo que o consumidor realmente quer e precisa. Para isso acostume-se a ouvir os seus clientes atuais e potenciais, por meios simples e descomplicados (telefone, conversas pessoais, e-mail, redes sociais), primando sempre por entregar qualidade;
  • Atendimento – um bom atendimento requer atenção ao cliente, tratamento respeitoso, valorização pessoal, rapidez na entrega, fazer certo da primeira vez, acompanhamento pós-venda, ter canais de relacionamento que permitam aos compradores falarem com a empresa quando desejarem, acompanhar os níveis de satisfação e resolver problemas com objetividade e rapidez. Em suma, todos desejam processos descomplicados e de fácil utilização;
  • Logística – cada vez mais as pessoas desejam receber com maior rapidez aquilo que compram e com o menor custo possível. Se for comércio online, as devoluções ou trocas devem ser garantidas e de fácil operação. Receber os produtos sem avarias é fundamental para uma boa avaliação da empresa. Cuidado com as plataformas de vendas que você utiliza, pois muitas vezes não estão bem alinhadas com o perfil dos seus clientes;
  • Preços – tenha em mente que o que determina o preço é o mercado. Foi-se há muito tempo a prática de precificação com base em planilhas de custos e índices de lucratividade desejados. Hoje, você deve verificar o preço que o mercado é capaz de absorver e criar mecanismos que possibilitem a oferta de produtos ou serviços dentro da média dos concorrentes. O que conta é criatividade e inovação. Ao abrir um negócio ou ao adaptá-lo, tenha o cuidado de definir preços que sejam capazes de vender bem e de gerar as margens de lucro que cubram os custos e produzam lucratividade atraente. Tenha muita atenção porque aqui reside o cerne da questão e muitos empresários desavisados sucumbem nessa fase da jornada. Por fim, empreendedores de pequenos negócios devem procurar ajuda para garantir a sobrevivência e o sucesso;
  • Facilidades de pagamento – a tecnologia muda permanentemente e oferece novas oportunidades para melhorar o serviço de pagamento e recebimento. Esse é um ponto fundamental para o fechamento de negócios. Os clientes querem comodidades e facilidades. É necessário estar atento porque todos os dias surgem novas alternativas facilitando os processos de pagamento. Todos os negócios, incluindo os bem pequenos, sabem que é necessário dispor de diversas formas, como: boletos, cartões, pix, transferências, dinheiro, links de recebimento e em breve outros estarão em cena. Ainda mais, os pagamentos utilizando aparelhos celulares crescerão e tomarão espaço;
  • Marketing – as ações de marketing são indispensáveis e não têm a ver com o tamanho da empresa ou negócio. No passado ouvia-se dizer “meu negócio é pequeno e não tem como fazer marketing”, hoje e no futuro isso não vale mais, pois com a velocidade das mudanças e com a facilidade das comunicações, todos indistintamente têm que aderir à divulgação do seu negócio. Seja por whatsapp, por e-mail, por redes sociais, ou por outros veículos e por processos mais completos e sofisticados, ninguém pode ficar perdido no mercado, cego, surdo e mudo. O processo de negócios requer comunicação, relacionamento, contatos de mão dupla entre cliente e fornecedor. Seja um processo simples, pequeno e barato, ou de grande vulto, todas as empresas precisam do marketing para existir. A boa notícia é que todos podem usar essa ferramenta na medida das suas possibilidades e necessidades. Então, acorde, entre nessa dança e ocupe seu espaço!
  • Parcerias – É muito difícil caminhar sozinho nos dias atuais. As grandes soluções que geram distinção e criam possibilidades, geralmente são caras, exigindo parcerias, cooperação e colaboração. Grandes plataformas de negócios se apresentam como soluções para todos que desejam prosperar e crescer. E aí residem as maiores e melhores oportunidades. É necessário conhecer e avaliar, pois para cada tipo de negócio existe algo diferente e promissor. Não entre no mercado sem estar bem informado, pois acredite que o mundo mudou e vai continuar mudando cada vez com maior velocidade. Até para vender água de coco, café, água, doce ou salgadinho existem processos já estruturados que favorecem o seu negócio. E à medida que crescer o porte da empresa que você deseja abrir, cada vez mais as parcerias são importantes. Para tudo existem sistemas, ferramentas tecnológicas, plataformas, estruturas prontas que vão agregar valor para outros empresários. Dessa forma, as palavras de ordem são informação, conexão, negociação, compartilhamento, parcerias etc.;
  • Canais de distribuição – Na mesma linha que estávamos tratando no item anterior, num passado recente cada empresário criava seus canais de distribuição com lojas de e-commerce, pontos de venda físicos com balcões de negócios, filiais, distribuidores, representantes, vendedores porta a porta etc. Na atualidade e no futuro será necessário pesquisar que tipos de estruturas prontas existem para fazer parcerias, de acordo com o tipo de empresa que se pretende abrir. Se você criar uma estrutura própria correrá o risco de descobrir logo, que tem concorrentes que vendem muito mais barato, porque possuem modelos de negócios diferentes do seu, que tornam os custos mais baratos e os fluxos operacionais mais ágeis e interessantes aos clientes;
  • Modelo de negócio – antes a elaboração de um modelo de negócio era opcional e destinada a empresários mais criteriosos, porém, na atualidade tornou-se um procedimento indispensável para negócios de qualquer porte ou de qualquer área. É através da criação do modelo de negócio que o empreendedor levanta todas essas informações sobre o setor que pretende entrar. Para empresas já instaladas vale uma revisão do seu modelo de negócio e verificações permanentes sobre a realidade do seu mercado. Para conhecer mais e utilizar ferramenta de elaboração de modelo de negócio acesse Canvas.

Seguir tudo o que foi proposto não garantirá a satisfação e o sucesso do empreendedor, mas sem dúvida o levará a um patamar superior. No entanto, sem nenhum dos cuidados apontados é muito difícil que ele chegue a um nível de lucratividade que proporcione a sua realização como empresário.

Aos empresários de pequenos negócios oferecemos um modelo simplificado de plano de ação de desenvolvimento pessoal que, com as devidas adaptações, pode ser utilizado também para desenvolvimento empresarial

4. Conclusão

A maioria dos empreendimentos instalados no Brasil são motivados pela necessidade de produzir renda para os empreendedores e suas famílias. É comum as pessoas começarem um negócio sem nenhum preparo, porque muitas estão desempregadas e precisam de ganhos imediatos.

Modelo de Negócio é uma ferramenta simples e de fácil utilização. A elaboração de um plano poderá salvar o seu novo negócio. Não seja mais um protagonista de uma futura empresa falida no mercado, ampliando as estatísticas dos novos negócios que sucumbem em até 2 anos ou 5 anos.

É maravilhoso e libertador possuir um negócio bem organizado e estruturado que produz renda e se consolida através do tempo. Por isso, tenha sempre em mente que sua missão principal é produzir clientes felizes. Afinal, se isso ocorrer você será beneficiado com bom faturamento e lucros satisfatórios. Coloque o foco na satisfação do cliente e não nos resultados financeiros. O lucro empresarial virá por consequência.

Em resumo, empresas mal administradas são geradoras de estresse, ansiedade e podem levar a quadros depressivos. Nada justifica manter um negócio tóxico que não agrada ao cliente e nem traz satisfação ao empresário.

Por fim, crie uma empresa competente e eficaz e seja feliz!

Palavras chaves: satisfação do empreendedor; lucro empresarial; modelo de negócio.

Scroll to Top